Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

Com o aparecimentos das novas tecnologias surgiu também um nova forma de criação artística, a Media Arte. Para dar a conhecer alguns trabalhos de um dos expoentes máximos da Media Arte alemã, o prestigiado ZKM (Zentrum für Kommunikation und Medienkunst), o Goethe-Institut Portugal apresenta quatro instalações interactivas: "Small Fish", "Bubbles", "Frontiers - You’ve reached Fortress Europe" e "reacTable".

Com “Small Fish” será possível compor música através de uma partitura gráfica, uma ferramenta notável que originará dois workshops. A instalação “Bubbles” permite, em tempo real, a interacção com bolas de sabão através de uma mera sombra que o utilizador poderá accionar através do computador. Em “Frontiers – You’ve Reached Fortress Europe”, o jogador entra no mundo da emigração ilegal e poderá assumir o papel de um emigrante clandestino ou de um polícia fronteiriço. Também disponível vai estar o “reacTable”, um instrumento que pode ser utilizado por várias pessoas em simultâneo, capaz de produzir de forma simples e divertida sonoridades electrónicas complexas e onde a ideia principal é "visualizar a música com os próprios olhos” e “sentir e agarrar com as próprias mãos”. Tudo isto está rádisponível ao público entre as 10 e as 21 horas, com entrada livre.

A realidade virtual também desafiou vários realizadores: Nos dias 18 e 19 de Maio será possível presenciar a importância da realidade virtual no mundo real de Frank Stiller, protagonista do filme "Welt am Draht" de Rainer Werner Fassbinder, obra visionária rodada em 1973 por um dos nomes mais sonantes do cinema alemão.
Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine
    Dirk Riegert: "Preconceptions about Gamedesign (1/4)"

    Christoph Deeg: "Libraries discovering Web 2.0 (1/4)"

    Ver todos os videos