Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

Welt am Draht
Rainer Werner Fassbinder
Alemanha, 1973, 200 min., alemão, cópia digital, legendas em inglês

Parte I: 18 de Maio - 19h00
Parte II: 19 de Maio - 19h00



WELT AM DRAHT narra a história de Fred Stiller, sucessor do Director do Instituto de Cibernética e Investigação Futurologista. Neste instituto, diversos cientistas criaram um simulacro do mundo real, habitado por “unidades de simulação” e permanentemente vigiado por câmaras ocultas. Stiller não acredita no suicídio do seu antecessor e tenta investigar as verdadeiras razões do desaparecimento do antigo director. À medida que vai avançando com as suas investigações, tornam-se cada vez mais reais as suspeitas de que o seu próprio mundo não passa igualmente de uma mera simulação...

WELT AM DRAHT, foi realizado para televisão em 1973 e baseia-se no romance "Simulacron-3" de Daniel F. Galouye, de 1964, considerado um dos primeiros autores a escrever sobre o fenómeno da “realidade virtual”.

Depois de estar perto de quarenta anos fora do circuito cinematográfico, WELT AM DRAHT voltou a ser apresentado ao público durante a BERLINALE de 2010, numa versão restaurada. Para além do apoio de Juliane Lorenz (Presidente da Rainer Werner Fassbinder Foundation), a restauração contou com a intervenção de Michael Ballhaus, um dos mais prestigiados camerman da Alemanha, que em 1973 filmou para Fassbinder esta obra visionária, que é igualmente considerada precursora de filmes do género de ficção-científica tão conhecidos como “Matrix” ou “ExistenZ”.

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine
    Dirk Riegert: "Preconceptions about Gamedesign (1/4)"

    Christoph Deeg: "Libraries discovering Web 2.0 (1/4)"

    Ver todos os videos