Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

O Goethe-Institut Portugal apresenta no seu espaço, entre os dias 17 de Maio e 2 de Junho, o projecto Realidades Virtuais marcado pela temática Videojogos e Redes Sociais. Neste período o público terá acesso de forma gratuita a conferências internacionais, workshops, cinema, exposições, instalações, torneios e a um centro de jogos onde poderá experimentar, não só os videojogos mais recentes, mas também videojogos dos últimos 30 anos.

Esta iniciativa terá várias componentes práticas e teóricas divididas pelos vários dias e um dos pontos altos é o ciclo de conferências protagonizado por especialistas nacionais e estrangeiros em diversas áreas como Media Arte, Bibliotecas, Educação, Futurologia, Sociologia, Psicologia e Direito. Sob diversas perspectivas serão discutidas as influências dos videojogos e das redes sociais na sociedade.

Em complemento ao debate será criado um centro de jogos no auditório, equipado com as mais modernas consolas e os mais recentes videojogos onde estarão monitores para ajudar o público a conhecer determinado videojogo. Neste espaço recreativo, os visitantes poderão jogar, ver uma exposição de consolas dos últimos 30 anos, participar em passatempos e torneios, assim como fazer workshops relacionados com videojogos e media arte (o prestigiado centro de media arte alemão ZKM marcará presença). Os visitantes também terão acesso ao Espaço Sapo Fibra onde poderão utilizar gratuitamente computadores com internet de alta velocidade, devidamente equipados com os jogos mais divertidos e interessantes da actualidade.

Vivemos uma era onde as realidades virtuais tomam conta do quotidiano, influenciando comportamentos e costumes, principalmente entre os mais jovens. O desenvolvimento tecnológico atinge uma velocidade alucinante e as redes sociais e o entretenimento virtual substituíram, naturalmente, os encontros no café e as idas aos velhinhos salões de jogos. Em casa, em frente a um computador, televisor ou consola; na rua, com o iPhone ou BlackBerry temos o mundo nas mãos e em segundos somos transportados para outros universos, outras atmosferas, outros ambientes.

É nesta perspectiva que o Goethe-Institut Portugal promove entre os dias 17 de Maio e 2 de Junho a discussão à volta dos videojogos e redes sociais, temática muitas vezes associada a graves problemas sociais e psicológicos. Mas será mesmo assim?


Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine
    Dirk Riegert: "Preconceptions about Gamedesign (1/4)"

    Christoph Deeg: "Libraries discovering Web 2.0 (1/4)"

    Ver todos os videos