Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

25 de Maio de 2010, 10h00-13h00 
Conferência em português e alemão, com tradução simultânea
Goethe-Institut Portugal, Auditório
Entrada livre

A popularidade dos videojogos violentos e com representações de violência junto dos jovens é frequentemente apontada como causa de surtos de violência nas escolas, e cada vez mais estabelece-se uma relação de causalidade entre a brutalidade virtual e a violência real. No entanto, a dúvida subsiste: existirá mesmo uma relação entre estes dois factores? Qual a influência dos videojogos na mente humana? Para além da glorificação da violência, outra consequência frequentemente associada aos videojogos é o perigo do vício. Terão os videojogos a capacidade de criar um vício? Em que sentido é que isto é diferente dos outros vícios? Como podemos conciliar estas visões negativas com a cada vez maior utilização de videojogos na aprendizagem e em simulações para preparar e formar pessoas no mundo real?

Programa:

25 de Maio de 2010
10:00 A interacção em 2050
Cristina Gouveia
YDreams
11:00 A internet geradora de novas formas de subjectividade e de modelos de socialização?
Ana Vasconcelos
Pedopsiquiatra
11:30 Videojogos: análise do conceito em função das perspectivas aristotélica e brechtiana
Carlos Correia
Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, Universidade Nova de Lisboa
12:00 Os danos psicológicos causados pelo uso dos videojogos
Florian Rehbein
Instituto de Investigação Criminológica de Niedersachsen
12:30 Mesa Redonda


Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine
    Dirk Riegert: "Preconceptions about Gamedesign (1/4)"

    Christoph Deeg: "Libraries discovering Web 2.0 (1/4)"

    Ver todos os videos