Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

No centro de jogos irá estar patente ao público uma exposição com a evolução dos jogos e consolas dos últimos 30 anos. Assim, poderemos ver, experimentar ou reviver as emoções de outros tempos com o Commodore 64, ZX Spectrum ou com as primeiras consolas da Nintendo e da Sega.

Nos dias de hoje, quem já não ouviu falar do GranTurismo, ProEvolution, Super Mário, Sonic ou Tomb Raider? Videojogos de mega sucesso, em que muitos foram convertidos para cinema, desenhos animados, livros, bandas desenhadas, e tudo mais.

Muitos são os que aderiram a este meio de entretenimento, sem saberem contudo que foi na década de 70 que foram criados os primeiros jogos e consolas, como a mítica Atari Pong e os jogos Space Invaders ou Pac Man. Ao longo dos anos assistimos a uma enorme evolução gráfica e criativa, sendo possível ver hoje em dia, nomes de videojogos ao lado de grandes filmes, num mercado bastante unido em que se inspiram cada vez mais, mutuamente.

Com as consolas da nova geração, onde se destaca um enorme avanço tecnológico e a entrada de muitas outras companhias no mercado, juntamente com os telemóveis, chega uma época nunca antes vista neste meio, considerado já como a 10ª Arte.

RETROBOP é o reflexo deste meio de entretenimento, de forma informativa, divertida e como não podia deixar de ser, interactiva!
Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine
    Dirk Riegert: "Preconceptions about Gamedesign (1/4)"

    Christoph Deeg: "Libraries discovering Web 2.0 (1/4)"

    Ver todos os videos