Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

24 de Maio de 2010, 10h00-18h00 
Conferência em português e alemão, com tradução simultânea
Goethe-Institut Portugal, Auditório
Entrada livre

O ser humano é uma criatura social, que desde sempre viveu em comunidades. Porém, até agora, estas comunidades baseavam-se em conhecimentos reais e pessoais. Com a evolução da internet e o aumento da sua utilização, estabeleceram-se novas formas de criação das comunidades, onde os membros mal se conhecem e, por vezes, nunca se encontraram na vida real – as redes sociais. Quão estáveis e sérias são as relações que assim se estabelecem? Quais as particularidades das relações criadas através de redes virtuais e como se diferenciam das relações pessoais na vida real? Que consequências têm estas novas relações para a vida real? 

Programa:

24 de Maio de 2010
10:30 Os mundos virtuais futuristas 
Patrick Minjals
Cientista cognitivo, MSc. ARtificial Intelligence, Zukunftsinstitut GmbH
11:00 O videojogo como sismógrafo para as novas formas de realidade social? 
Diego Compagna
Grupo de trabalho para os jogos digitais e investigação na área dos videojogos, Instituto de Sociologia, Universidade de Duisburg-Essen
11:30 Centros de jogos: a atracção dos jogos digitais e as mensagens para a sociedade 
Christine Schachtner
Instituto para as Ciências da Comunicação e dos Media, Universidade de Klagenfurt
12:00 A alfabetização digital e os videojogos – apresentação de um estudo sobre hábitos, preferências e perspectivas de jovens 
Luís Pereira
Centro de Estudos Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
12:30 Mesa Redonda

13:00
 
ALMOÇO

15:00 Perdidos ou protegidos nas comunidades virtuais? Uma observação no campo da pedagogia dos media 
Tanja Witting
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Instituto para a Investigação e Pedagogia dos Media, Universidade Técnica de Colónia
15:30 Redes Sociais na Internet – Uma análise a um novo fenómeno antigo 
Sam Zeini
Instituto de Informática e Sistemas Interactivos, Universidade de Duisburg-Essen
16:00 Nas malhas da rede: sociabilidade, política e estilos de vida online
Inês Pereira
ISCTE, Universidade de Lisboa
16:30 Redes sociais, crianças e jovens: uma perspectiva sobre riscos e oportunidades
Ana Jorge
FCHS, Universidade Nova de Lisboa
17:00 Mesa Redonda


Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine
    Dirk Riegert: "Preconceptions about Gamedesign (1/4)"

    Christoph Deeg: "Libraries discovering Web 2.0 (1/4)"

    Ver todos os videos