Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

29 de Maio de 2010, 14h30 - 16h30
Workshop em língua alemã
Sala 1, Goethe-Institut Portugal
Inscrição:  http://www.goethe.de/ins/pt/lis/ges/pvw/cul/pt5968177.htm 


Jogos de computador adequados às aulas de alemão como língua estrangeira são raros. No entanto, isso não significa que se deva abdicar destes media tão populares entre os jovens.

Em "Point and Click Adventurespiel Machinarium", o objectivo do jogo é ajudar o pequeno robô Josef do distante planeta das máquinas a libertar um amigo das garras dos seus inimigos. Com a ajuda de material de apoio às aulas de alemão como língua estrangeira, os alunos dos níveis A2/B1 partem assim à aventura. Durante o jogo, é necessário seguir combinações lógicas e cumprir uma sequência exacta de acções para alcançar o objectivo final; ao mesmo tempo, na sala de aula, os alunos mostram que conseguem compreender instruções concretas em língua alemã, provando que a transposição para o ambiente de jogo possibilita mais do que a mera aprendizagem do texto. A vitória ou derrota no jogo permitem uma resposta imediata, mostrando se as instruções e as tarefas dadas na língua estrangeira foram ou não compreendidas. A imersão no ambiente do jogo é assim aproveitada para descrever o mundo virtual e para desenvolver a aprendizagem, através de actividades criativas, para desta forma melhorar a expressão escrita e oral na língua alemã.

Joachim Quandt começou as suas experiências com os novos media nas aulas de alemão no final dos anos 90. Dessas experiências resultou DeutschLern.net, portal de aprendizagem em linha com materiais actuais para as aulas de alemão como língua estrangeira.

Entre 2002 e 2010 desenvolveu conteúdos de aprendizagem em linha no Centro Navarro de Autoaprendizagem de idiomas.

Trabalha como formador em Pamplona, Espanha.


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