Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

31 de Maio a 1 de Junho de 2010
15h00 - 18h00
Workshop
Goethe-Institut Portugal, Auditório
Inscrição: Inscrições encerradas

Aqui não vais aprender a história dos vídeo jogos ou complicadas teorias sobre as suas formas de actuar, géneros ou públicos, embora tudo isso seja importante não é muito divertido mas aquilo que te vou ensinar vai ser divertido…

Neste workshop vamos jogar alguns jogos estranhos e simples, modifica-los, transforma-los e adapta-los aos nossos objectivos. Vai ser só trabalho puro e duro onde pequenas equipas vão de competir umas com as outras tentando criar algo inovador ou pura e simplesmente super divertido…
Não tragas o Computador, Ipad ou calculadora pois vamos ao essencial dos jogos, vamos explorar a mecânica dos jogos e as dinâmicas geradas pelos jogadores com as coisas que estiverem à nossa volta…

Director e sócio maioritário da Blueshark Studio Lda, Tiago Carita é também Game Designer com experiência de mais de 6 anos e Artista 3D com mais de 10 anos de experiência. Trabalhou em diversas empresas de renome na área dos jogos, sistemas de informação e 3D. Colaborou com a Gameinvest como Lead Game Designer entre Outubro de 2007 e Março de 2009, onde desenhou inúmeros jogos da Gameinvest para multi-plataformas incluindo PC, Nintendo DS, XBOX Live Arcade e Playstation PS3 e PSP. Colaborou com a YDreams SA como Lead Game Designer e Senior 3D Artist onde era responsável por toda a produção 3D e design de jogos durante o período de Agosto de 2003 a Setembro de 2007.
Antes da YDreams, trabalhou ou colaborou com muitas empresas, Centro de Investigação de Tecnologias Interactivas da Universidade da Nova de Lisboa, director criativo na Industrialmedia, e dono de uma loja de computadores (Gigasoft) em Lisboa. Colaborou em inúmeros projectos 3D com a Universidade Aberta, Grupo de Análise de Sistemas Ambientais da Faculdade de Ciências e Tecnologias , Universidade da Madeira

Autor do paper publicado “3D environments as social learning tools: the VIRTU@LIS experience”, apresentado na SIGGRAPH 2005 em Los Angeles, California

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