Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

20 de Maio de 2010, 09h30-18h30
Conferência em inglês com tradução simultânea para português
Goethe-Institut Portugal, Auditório

Entrada livre mediante inscrição prévia
Inscrição: http://www.goethe.de/cooperacaobib

Com a transformação da internet numa ferramenta de comunicação e informação à escala global, a validação e legitimação da profissão dos bibliotecários torna-se cada vez mais uma necessidade.

Conseguirão os bibliotecários acompanhar as evoluções tecnológicas de ponta? Como se alterou a aprendizagem e, em consequência, o utilizador? O que significam os novos media como os videojogos e a Web 2.0 para o trabalho futuro do bibliotecário e como é que isso irá influenciar a sua formação profissional?

No âmbito do projecto “Realidades Virtuais”, o Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Franco-Português, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de França, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Programa:

20 de Maio de 2010
9:30 Recepção aos participantes
10:00 Sessão inaugural
10:15 I am a conservative - I preserve the progress" - Libraries discovering Web 2.0
Christoph Deeg
Gestor de cultura e marketing, co-fundador do projecto "Zukunftswerkstatt"
11:00 PAUSA
11:30 Moderação: José António Calixto  

This great italian theater: shifting from the document to the monument
Maria Cristina Misiti
Directora da Biblioteca da Arqueologia e História da Arte do Ministério da Cultura Italiano.

Social Web in Spanish Libraries
Natalia Arroyo Vázquez
Documentalista no Departamento de Análise e Estudos da Fundação Germán Sánchez Ruipérez
13:00 ALMOÇO
14:30 Moderação: Pedro Príncipe 

From tradition to innovation
Julia Bergmann
formadora em Web 2.0 e pesquisa na internet, co-fundadora do projecto "Zukunftswerkstatt"

Do librarians need new skills for the web 2.0?
Paulo Leitão
Responsável pelo Sector de Gestão de Sistemas de Informação da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian
16:00 PAUSA
16:15 From Library 2.0 to Library 3D - Opportunities and challenges for future librarians 
Kim Holmberg
Investigador no Departamento de Ciências de Informação da Universidade Åbo Akademi
17:00 Mesa Redonda
18:30 Encerramento

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine
    Dirk Riegert: "Preconceptions about Gamedesign (1/4)"

    Christoph Deeg: "Libraries discovering Web 2.0 (1/4)"

    Ver todos os videos