Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

Encontros online com os membros do clã em vez de ir ao cinema com os amigos? Conversar com outros jogadores da mesma guilda em vez de ir tomar café com a melhor amiga?

Cada vez mais pessoas passam o seu tempo livre em frente ao computador e não são apenas as crianças e os jovens - o número de adultos que se deixam absorver por videojogos tem vindo a aumentar consideravelmente. Nesse sentido, será possível actualmente falar do “isolamento” provocado pelos videojogos quando as festas LAN, que chegam a ter mais de 600 participantes, se tornam cada vez mais populares? Qual a atracção das relações virtuais baseadas em jogos? Qual a verdadeira influência ou impacto que isso tem nas relações reais pré-existentes? As relações virtuais são apenas um complemento das relações reais, são paralelas a estas ou poderão vir um dia a substituí-las? Os videojogos favorecem ou limitam o desenvolvimento das relações sociais? Poderão os jogos possibilitar a renovação e o fortalecimento das relações sociais no mundo real, através de, por exemplo, jogos em família?

Numa conferência de dois dias com especialistas portugueses e alemães serão debatidas, sob diversos perspectivas, as influências e o impacto dos videojogos na sociedade.

A conferência está dividida em quatro blocos, com uma Keynote final em cada dia:



Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine
    Dirk Riegert: "Preconceptions about Gamedesign (1/4)"

    Christoph Deeg: "Libraries discovering Web 2.0 (1/4)"

    Ver todos os videos