Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

26 de Maio de 2010, 17h30-18h30
Palestra em língua inglesa
Goethe-Institut Portugal, Auditório


O Second Life é uma aplicação em 3D que cria um meta universo para comunidades virtuais. Distingue-se da internet tradicional ao simular perfeitamente um ambiente tridimensional usando animação em 3D e avatares, tal como num jogo para multi-jogadores. No Second Life, os utilizadores podem ver, sentir e experimentar uma interacção real graças ao realismo da animação.

O Second Life é não só uma das mais antigas plataformas de mundo virtuais, mas também a maior, com milhões de utilizadores activos em mais de 150 países de todo o mundo. Dominando cerca de 90 por cento do mercado do mundo virtual, o Second Life é usado por um leque variado de indivíduos, empresas, educadores, governos e organizações sem fins lucrativos como uma plataforma ideal para o entretenimento, a educação, a interacção social, a investigação, o comércio e muito mais.

Com esta pretende fazer-se uma introdução ao Second Life, esclarecendo de onde surgiu e para que é usado actualmente, o que as pessoas e as organizações estão a fazer neste mundo virtual e o que o futuro poderá trazer à internet 3D e aos mundos virtuais em geral.

Markus Bokowsky é co-fundador e director da empresa Bokowsky + Laymann GmbH. Trabalha há mais de dez anos na área dos media em linha na área de comunicação e marketing. Desde 2006, a empresa Bokowsky + Laymann fornece apoio a organizações que pretendem marcar presença nos mundos virtuais, tendo-se estabelecido como um dos maiores fornecedores  de serviços em língua germânica nesta área.

Nos últimos anos, Markus Bokowsky tem-se dedicado à criação de ambientes virtuais para empresas e organizações no sector da educação e da cooperação, ligando ferramentas web tradicionais e media imersivo. Entre outros projectos recentes encontram-se a criação de presenças no Second Life para a Biblioteca do Estado da Baviera, o Goethe-Institut e a Académia Accor Germany.


Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine
    Dirk Riegert: "Preconceptions about Gamedesign (1/4)"

    Christoph Deeg: "Libraries discovering Web 2.0 (1/4)"

    Ver todos os videos