Realidades Virtuais

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

De 17 de Maio a 2 de Junho, os videojogos, as redes sociais e os mundos virtuais estarão em destaque em Lisboa com o projecto “Realidades Virtuais” organizado pelo Goethe-Institut Portugal.

Sociedade

24 e 25 de Maio de 2010

Nos dias 24 e 25 de Maio, especialistas portugueses e alemães irão discutir os efeitos dos videojogos e redes sociais na psicologia, na sociologia e na protecção de menores. Um ciclo de conferências para discutir as influências e o impacto das realidades virtuais na sociedade actual.

Educação

29 de Maio de 2010

No dia 29 de Maio, numa conferência e dois workshops com especialistas portugueses e alemães, serão colocadas em cima da mesa questões relacionadas com a educação e as realidades virtuais na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Arte

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

A Media Arte marcará presença através através do prestigiado centro de media arte alemão ZKM com 4 instalações interactivas e um workshop dedicado aos mais pequenos. No Cinema poderá ser vista uma das mais marcantes obras de Fassbinder na área da ficção científica: “Welt am Draht”, de Rainer Werner Fassbinder.

Bibliotecas

20 de Maio de 2010

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a APBAD, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Centro de Jogos

17 de Maio a 2 de Junho de 2010

O centro de jogos será um espaço recreativo onde os visitantes poderão não só jogar mas também recordar o passado, com uma exposição de consolas antigas, e descobrir os novos mundos do futuro. Palestras diversas sobre Second Life, World of Warcraft, sessões especiais sobre Gamedesign e torneios variados irão marcar este espaço durante todo o projecto.

18 e 19 de Maio de 2010,
10h00 - 13h00 | 14h00 - 17h00
Goethe-Institut Portugal, Biblioteca

Workshop leccionado em Inglês
Número de horas: 12
Custo: 60€ (Inclui almoço nos dois dias)
Formulário de inscrição: Inscrições encerradas

O que é a Web 2.0? Que proveito podem as bibliotecas tirar destes novos serviços? Este workshop fará uma introdução aos conceitos e ferramentas da Web 2.0, mostrando as potencialidades de utilização destes serviços nas bibliotecas com a ajuda de exemplos práticos. Aprenda mais sobre blogues, software social e wikis.

Programa:
  • O que é a Web 2.0?
  • Serviços da Web 2.0
  • A Biblioteca 2.0 e
  • O Bibliotecário 2.0?
  • Discussão
  • Exercícios (Os participantes irão inscrever-se em diversos serviços da Web 2.0 e descobrir as suas funcionalidades).
Objectivos:
Através de um curso de introdução à Web 2.0, os participantes irão adquirir competências em diversas ferramentas e serviços da Web 2.0 e constatar as potencialidades da sua utilização nas bibliotecas.

Público-alvo:
Funcionários de bibliotecas municipais e especializadas


Julia Bergmann trabalha, desde 2003, como formadora em Web 2.0 e pesquisa na internet. 

Depois do curso de Ciências da Informação em Hamburgo, trabalhou no projecto de gestão do conhecimento na Fundação Bertelsmann, onde efectou pesquisas para diversos projectos enquanto parte da equipa da biblioteca. De seguida trabalhou como "Access Services Librarian" na Biblioteca da Universidade Jacobs (anteriormente conhecida como International University Bremen) onde aprofundou os seus conhecimentos nos serviços de apoio ao utilizador. 

Com Christoph Deeg e Jin Tag fundou, em Junho de 2008, o projecto "Zukunftswerkstatt", que actua na área da transmissão do conhecimento e da cultura.
Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine
    Dirk Riegert: "Preconceptions about Gamedesign (1/4)"

    Christoph Deeg: "Libraries discovering Web 2.0 (1/4)"

    Ver todos os videos